O envio no prazo correto de qualquer produto é a prioridade de empresas de logística, visando reduzir custos e deixar clientes e empresas satisfeitos. Por outro lado, independente do modelo de atuação (varejo, produção ou distribuição) da companhia, pensar na embalagem é muito importante e por uma série de motivos.
Um deles, de acordo com a Ilos, é o pensamento voltado não só ao material das embalagens — na maioria das vezes de papelão — mas sim em situações como os tamanhos, reaproveitamento de caixas e conservação específica do produto em envio. Mas, afinal, como reduzir custos logísticos?
A estratégia voltada aos diferentes tamanhos de caixa, por exemplo, ajuda no barateamento das produções de embalagens para empresas. Além disso, as dimensões corretas do material do envio ajudam a evitar acidentes no trajeto.
A outra forma de trabalho das empresas pode levar em consideração a reutilização de caixas utilizadas. A compra de caixas já enviadas, por exemplo, ajuda a dispensar a produção de mais embalagens e, por conta disso, sai mais barato no momento de selecionar os materiais para o envio.
Mesmo assim, o barateamento com este processo precisa levar em consideração o cálculo de cubagem, evitando o abarrotamento do espaço do veículo de entrega ou até mesmo os espaços vazios desnecessários. No final das contas, a aplicação visa tornar as etapas mais eficientes nas embalagens para e-commerce.
Otimização de Processos Logísticos
Além das práticas ressaltadas, podemos citar também outras formas de buscar otimização de custos em quesitos logísticos. Entre eles, o primeiro passo é entender os gastos e cruzá-los com o orçamento da empresa, tornando mais fácil alcançar as metas colocadas e acompanhando melhor o andamento disso.
Outro quesito inicial — e essencial — é o contato com mais de uma transportadora, pesquisando por condições de frete e preços atrativos. Aliás, no que diz respeito às entregas, a utilização de métodos alternativos também pode abaixar os custos operacionais e organizacionais.
A aposta em tecnologia, por sua vez, também se mostra grande aliada no gerenciamento empresarial, incluindo o mundo da logística. Entre as plataformas que podem ser incluídas, de acordo com especialistas, estão o WMS e o TMS. A primeira auxilia no controle de rotinas dentro do estoque, coordenando setores como separação de pedidos, inventário, expedição, recebimento e armazenagem.
Ainda sobre monitoramento, o frete contratado também necessita de controle para que tudo seja vistoriado. Falhas e acertos ou lucros e prejuízos passam por isso.
Curva ABC
Em um capítulo à parte nas dicas, a aplicação deste modelo também pode ser benéfico para gerenciar o estoque da empresa. Esse método classifica os itens por sua relevância no impacto das vendas no faturamento, lucro e capital de giro.
No Grupo A, estão os materiais de faturamento satisfatório, lucro alto e giro médio. No final, são os que têm maior valor agregado.
O Grupo B abriga aqueles que não possuem preços tão caros quanto o primeiro, mas que vendem mais. O giro, neste caso, é alto, com lucro e faturamento satisfatórios.
Dando fim a divisão, o Grupo C inclui produtos de pouca venda, mas necessários para demandas específicas. Sendo assim, os três indicadores que servem de termômetro são baixos.
Indicadores de Performance (KPI)
Prestar atenção nos KPIs, ou seja, indicadores de desempenho, fecha a lista das dicas principais. Por isso, entre os que mais podem ajudar na otimização de custos desejada, estão:
Entregas repetidas;
Taxa de extravios e problemas com produtos;
Custo com fretes;
Custo do estoque.
Fazer Embalagem?
Uma das possibilidades fora das dicas mercadológicas acima está na criação de embalagem de forma própria. Para isso, alguns pontos de atenção são importantes. As dicas são da Logaster:
Saber o que seu produto oferece;
Conhecimento da base de consumidores;
Entender e saber como os canais de venda atuam no seu nicho;
Embalagem e invólucro corretos a sua necessidade de envio;
Pensar em material, equipamentos, formato e modelos de embalagem para desenvolvê-la com o DNA da sua empresa.