Skip to main content
embalagens para ecommerce

O melhor material de embalagens para e-commerce

As lojas virtuais se tornaram muito populares nos últimos anos devido a familiaridade do consumidor com este novo modelo de compra e com isso uma escolha muito importante para o empreendedor é a escolha da embalagem para o seu e-commerce.

A dúvida que fica agora é o porquê de um item tão simples como um embrulho ser essencial para a imagem de uma loja online e a resposta é lógica: a embalagem é o único contato físico que o cliente tem com a plataforma.

Segundo a ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) para o consumidor, ao final da compra, o produto e a embalagem são exatamente a mesma coisa, sem distinções.

Sendo assim é de extrema necessidade por parte do investidor pensar em um embrulho que seja sofisticado, inovador, funcional e resistente para que o cliente não julgue a qualidade do produto pelo aspecto de sua embalagem e é devido a este fato que o seguinte artigo tem como objetivo informar e orientar sobre o tema.  

Escolhendo a Embalagem Ideal

Independente do produto com o qual o e-commerce trabalha é importante deixar claro que os embrulhos que o acompanham são o principal cartão de visitas da empresa, por isso sua escolha deve ser minuciosa e bem pensada.

Uma companhia de logística chamada Dotcom Distribution fez uma pesquisa onde conseguiu levantar que 52% dos consumidores que tiveram o primeiro contato com uma loja virtual cogitaram adquirir um novo produto da mesma devido ao capricho da embalagem.

Essa mesma companhia também mostrou que 4 em cada 10 clientes acabam compartilhando fotos de seus produtos recém-chegados nas redes sociais por estarem embrulhados em pacotes que eles julgam como bonitos e chamativos.

Dessa forma investir dinheiro em embrulhos de boa aparência e que chamem a atenção do consumidor final pode ser o ponto chave para o sucesso de um negócio online garantindo altas margens de lucro para o empreendedor.  

Existem disponíveis no mercado diferentes modelos de embalagens feitas de diversos materiais diferentes, cada uma para um fim especifico.

Além disso o investidor pode mandar confeccionar embrulhos que melhor se adequem à imagem de sua empresa.

O importante é ter em mente que o produto precisa ir em um pacote que desperte interesse no consumidor final, seja atraente, inovador, bonito, colorido, funcional e de fácil manuseio tanto por parte da equipe quanto do cliente.  

Mas vale salientar também que apesar da embalagem ser um cartão postal para uma companhia e precisar ter características que agradem o gosto do consumidor ela também precisa ser resistente e capaz de proteger o produto que ela está transportando.

Proteção para o Produto Durante o Frete

Entregar um bom produto para o consumidor final não é apenas dispor de uma caixinha elegante e sofisticada.

É necessário também que a encomenda chegue intacta nas mãos do cliente e para isto existem alguns materiais que são usados com a finalidade de proteger o conteúdo do pacote.

  1. Plástico-bolha

O plástico-bolha é eficaz para produtos mais sensíveis tais como vidros e louças, pois atribui uma área de contato suave entre o produto e a embalagem garantindo integridade do conteúdo durante o transporte.

  1. Placas de isopor

São usadas para proteger as laterais da caixa amenizando os possíveis impactos do produto com a mesma. Muito utilizado para embalar quadros, porta-retratos e produtos mais planos.

  1. Papel fragmentado

Utilizado para acomodar os objetos dentro do embrulho afim de evitar sacolejos e impactos bruscos durante o transporte.

Qual o Melhor Material para a Embalagem de um E-Commerce?

Pode-se encontrar pacotes de diversos materiais diferentes disponíveis no mercado tais como papelão, madeira, plástico, papel, isopor e outros.

Na escolha por uma embalagem adequada para uma empresa deve ser levado em consideração qual material atribuirá melhor aspecto ao pacote final.

Os materiais mais usuais no mercado e que são considerados os melhores devido a resistência, durabilidade e custo-benefício para o empreendedor são o papelão e os papeis mais resistentes como o papel craft.

Isso se deve ao fato de o papelão e papéis como o craft darem ao produto final um embrulho resistente que garante ao artigo segurança, integridade e proteção durante todo seu frete, além de serem de fácil aquisição e personalização.

Com o exposto no artigo fica claro que a imagem de uma empresa online está intimamente ligada ao aspecto positivo com que o produto final chega à mão do cliente, salientando a importância do empreendedor investir e pensar bem nas embalagens para o seu e-commerce pois elas serão a propaganda dos seus produtos.

Veja Também:
Envelope de Segurança
Caixas para Correios
Fita Adesiva Marrom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *