As lojas virtuais se tornaram muito populares nos últimos anos devido a familiaridade do consumidor com este novo modelo de compra e com isso uma escolha muito importante para o empreendedor é a escolha da embalagem para o seu e-commerce.
A dúvida que fica agora é o porquê de um item tão simples como um embrulho ser essencial para a imagem de uma loja online e a resposta é lógica: a embalagem é o único contato físico que o cliente tem com a plataforma.
Segundo a ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) para o consumidor, ao final da compra, o produto e a embalagem são exatamente a mesma coisa, sem distinções.
Sendo assim é de extrema necessidade por parte do investidor pensar em um embrulho que seja sofisticado, inovador, funcional e resistente para que o cliente não julgue a qualidade do produto pelo aspecto de sua embalagem e é devido a este fato que o seguinte artigo tem como objetivo informar e orientar sobre o tema.
Escolhendo a Embalagem Ideal
Independente do produto com o qual o e-commerce trabalha é importante deixar claro que os embrulhos que o acompanham são o principal cartão de visitas da empresa, por isso sua escolha deve ser minuciosa e bem pensada.
Uma companhia de logística chamada Dotcom Distribution fez uma pesquisa onde conseguiu levantar que 52% dos consumidores que tiveram o primeiro contato com uma loja virtual cogitaram adquirir um novo produto da mesma devido ao capricho da embalagem.
Essa mesma companhia também mostrou que 4 em cada 10 clientes acabam compartilhando fotos de seus produtos recém-chegados nas redes sociais por estarem embrulhados em pacotes que eles julgam como bonitos e chamativos.
Dessa forma investir dinheiro em embrulhos de boa aparência e que chamem a atenção do consumidor final pode ser o ponto chave para o sucesso de um negócio online garantindo altas margens de lucro para o empreendedor.
Existem disponíveis no mercado diferentes modelos de embalagens feitas de diversos materiais diferentes, cada uma para um fim especifico.
Além disso o investidor pode mandar confeccionar embrulhos que melhor se adequem à imagem de sua empresa.
O importante é ter em mente que o produto precisa ir em um pacote que desperte interesse no consumidor final, seja atraente, inovador, bonito, colorido, funcional e de fácil manuseio tanto por parte da equipe quanto do cliente.
Mas vale salientar também que apesar da embalagem ser um cartão postal para uma companhia e precisar ter características que agradem o gosto do consumidor ela também precisa ser resistente e capaz de proteger o produto que ela está transportando.
Proteção para o Produto Durante o Frete
Entregar um bom produto para o consumidor final não é apenas dispor de uma caixinha elegante e sofisticada.
É necessário também que a encomenda chegue intacta nas mãos do cliente e para isto existem alguns materiais que são usados com a finalidade de proteger o conteúdo do pacote.
- Plástico-bolha
O plástico-bolha é eficaz para produtos mais sensíveis tais como vidros e louças, pois atribui uma área de contato suave entre o produto e a embalagem garantindo integridade do conteúdo durante o transporte.
- Placas de isopor
São usadas para proteger as laterais da caixa amenizando os possíveis impactos do produto com a mesma. Muito utilizado para embalar quadros, porta-retratos e produtos mais planos.
- Papel fragmentado
Utilizado para acomodar os objetos dentro do embrulho afim de evitar sacolejos e impactos bruscos durante o transporte.
Qual o Melhor Material para a Embalagem de um E-Commerce?
Pode-se encontrar pacotes de diversos materiais diferentes disponíveis no mercado tais como papelão, madeira, plástico, papel, isopor e outros.
Na escolha por uma embalagem adequada para uma empresa deve ser levado em consideração qual material atribuirá melhor aspecto ao pacote final.
Os materiais mais usuais no mercado e que são considerados os melhores devido a resistência, durabilidade e custo-benefício para o empreendedor são o papelão e os papeis mais resistentes como o papel craft.
Isso se deve ao fato de o papelão e papéis como o craft darem ao produto final um embrulho resistente que garante ao artigo segurança, integridade e proteção durante todo seu frete, além de serem de fácil aquisição e personalização.
Com o exposto no artigo fica claro que a imagem de uma empresa online está intimamente ligada ao aspecto positivo com que o produto final chega à mão do cliente, salientando a importância do empreendedor investir e pensar bem nas embalagens para o seu e-commerce pois elas serão a propaganda dos seus produtos.
Veja Também:
Envelope de Segurança
Caixas para Correios
Fita Adesiva Marrom