O envio de produtos vendidos online inclui uma série de fatores e, como não pode deixar de ser, a embalagem é um dos pontos altos desse negócio.
Além de ser um meio de compelir segurança a remetente e destinatário sobre a entrega do que foi comprado, sabemos que é uma marca também de fidelizar o cliente por meio de uma experiência de fortalecimento — aplicada com novos designs e “mimos”.
Dito isso, pense que tudo e mais um pouco do que foi falado até aqui está ligado somente ao envio doméstico.
Agora, como lidar com o envio cross docking (internacional)? Muda alguma coisa? O que o e-commerce deve fazer de diferente?
O que é Cross Docking?
Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe o que é essa modalidade, mas não custa nada trazer o conceito.
Começando a explicação por um dos formatos que mais movimenta a economia mundial, o e-commerce também tem peculiaridades, sendo a preparação para o envio do produto vendido um deles.
Mas, começando por partes, o que é cross docking, de fato?
Bom, este é o nome dado ao processo logístico aplicado que otimiza e agiliza etapas entre a empresa (fornecedor) e o cliente (consumidor final).
O “cruzamento de docas”, então, em tradução para o português, consiste no ato de encomendar mercadorias apenas após a finalização dos pedidos virtualmente, o que reduz a chance de estoque parado.
Nessa forma de atuação, então, ao contrário do que se pode pensar, não é preciso investir muito para armazenar as mercadorias. Isso acontece porque a encomenda das mesmas só ocorre com a finalização do pedido online.
No final, é possível ver uma diminuição no tempo dos processos e sem prejudicar a experiência de quem está consumindo.
O envio também conta com a garantia de segurança dos produtos, com embalagens plástico bolha. A aplicação, portanto, pode ser feita em mais de uma forma:
Distribuição
É o movimento em que mercadorias são recebidas e separadas para envio em cargas lotação.
Elas usam todo o espaço possível no veículo e é uma modalidade mais vista no B2B em razão do volume de pedidos, que é maior e precisa ser entregue sem maiores atrasos.
Híbrida
A aplicação híbrida consiste na separação dos produtos recebidos diretamente dos fornecedores.
A separação fica entre os que serão enviados diretamente aos clientes e os que vão ao estoque.
O objetivo é juntar agilidade e logística tradicional, separando para cada tipo de necessidade.
Contínua
A movimentação desse tipo consiste na expedição de mercadorias com o menor tempo possível, desde o momento em que chegou ao fornecedor. É o mais comum do cross docking.
Embalagens
Neste caso, também é importante entender como vender no âmbito internacional sendo e-commerce. Não de fato a entrada preocupa, mas sim os tipos de embalagens utilizados e a forma como são adquiridas.
No caso de embalagens em atacado, é preciso entender que essa modalidade pode dar mais retorno financeiro e, de certa forma, uma garantia de profissionalismo tanto na entrega dos pacotes para envios, quanto no material do qual é feito.
Para embalagens para e-commerce, além de personalizar e pensar no material, entender a segurança que o pacote proporciona é importante, principalmente em trajetos mais longos proporcionados por envios internacionais.
Como dito em outro artigo, a estratégia por trás do modelo escolhido vai além da satisfação do consumidor. É uma forma de economizar e até mesmo encontrar o modelo perfeito de armazenamento e entrega para sua realidade.
Correios – Etiqueta Sigep Web
Pensando nisso, o sistema brasileiro de entrega de encomendas também tem uma estratégia interna para ter o serviço mais rápido possível.
Trata-se do Sigep WEB, desenvolvido para o segmento corporativo e que garante preparação e gerenciamento rápido de postagens dos clientes.
O sistema, aliado a outras funcionalidades, gera listas de postagens, etiqueta para correios e listas de destinatários, permitindo, mais uma vez, que os processos sejam concluídos o mais rápido possível para fornecedor e consumidor final. Sendo assim, o uso é indicado, indispensavelmente, ao mundo corporativo.
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