Skip to main content
embalagens para moda

Embalagens para Setor de Moda

As tendências e estações são os principais nortes para empresas de moda seguirem.

Em um mundo totalmente globalizado, contudo, a maioria já entendeu que todo detalhe conta. Nisso, as companhias do setor passaram a adotar e pensar cada vez mais em como “casar” o produto que vendem com uma boa embalagem.

Mais que o meio de transportar a venda, escolher entre uma sacola alça camiseta, envelope colorido ou caixa de papelão, por exemplo, se tornou complemento da venda e, por que não, uma forma de apresentar a loja.

Colocada esta questão, o que se sabe da importância da embalagem para o setor de moda?

Em contraste a outros nichos de vendas, os segmentos de vestuário e acessórios, incluídos à moda, precisam de delicadeza e o máximo de cuidado no trato do produto.

Além disso, por estar sempre à mostra em manequins e araras, estes precisam ser “completados” pelas embalagens certas. No final, essa estratégia contribui muito para a experiência do consumidor.

Escolhas

A escolha do material é extremamente importante e deve ser acertada. Além de pensar na motivação para optar por sacolas de papel ou de plástico, é extremamente importante entender o que está por trás de cada escolha.

Ao pensar no envio, talvez algo mais resistente como plástico e papelão sirva melhor e evite problemas. Mas, para o cliente que adota o plastic free na vida, é de bom tom utilizar sacolas de papel ou ecobags.

No caso da sacola alça camiseta, já citada anteriormente, seu uso pode ajudar em mais de um quesito. Além da questão do design ser muito utilizado e até mesmo mais atrativo, é um tipo que permite personalização em suas dimensões, conferindo também a possibilidade de ajudarem a natureza.

É possível encontrar o modelo sacola alça camiseta em polietileno de baixa e alta densidade, convencional ou biodegradável. De qualquer forma, é uma aposta certa para os comerciantes.

Já no que diz respeito aos acessórios, principalmente, envelope colorido podem ser utilizados por muitos motivos.

Alguns dos fatores são, por exemplo, a segurança passada ao produto nele embalado e o design concedido ao produto. Por isso, pensar no envelope colorido como uma embalagem qualquer é errado.

O terceiro exemplo é o do caixa de papelão, que como em todos os setores nos quais é utilizado, pode garantir o extremo cuidado ao produto enviado. Além disso, os diversos modelos também permitem que a adaptação da loja ao envio seja feita de forma facilitada.

O cliente recebe o produto e pode até mesmo se sentir mais seguro e observado ao receber os produtos nestes moldes.

Vale ressaltar que em todos os modelos, é possível aplicar um design diferente. A experiência, assim, será garantida ao consumidor e o processo de fidelização é complementado dessa maneira.

O uso futuro dessa embalagem — bem trabalhada e chamativa — também deve ajudar a transformar sua marca em algo top of mind.

Veja também: Saco plástico fecho hermético ziplock

Tendências

Como a própria moda, a ideia de sustentabilidade também não foge às embalagens que por ela são utilizadas. Desta forma, um bom modelo é o Rollor, trabalhado de forma reciclável e livre de plástico.

Em geral, os materiais feitos de PDV podem garantir que a questão de manter a entrega sustentável seja cumprida. Além disso, a abordagem das embalagens de forma chamativa e inovadora, sempre relacionando aspectos da marca, também fortalece o relacionamento com o público e gera engajamento por meio de padrões, estampas diferentes e formatos fora do convencional.

Atrelado aos fatos colocados acima, a companhia também deverá levar cores e o seu nicho em conta.

Como já dito em outras ocasiões no texto — mas sempre é de bom tom reforçar: a identidade visual deve estar até mesmo no recipiente que serve para envio do produto.

É ali que o ciclo de compra do consumidor termina, já que recebe seu produto, mas onde também pode começar outra sessão a partir de um bom atendimento nessas linhas.

Agregação

Como já dito, uma embalagem bem trabalhada também agrega valor à marca e ao produto contido nela.

Se você trabalha com moda sustentável ou íntima, por exemplo, pense em embalagens que tenham convergência com o produto que está sendo vendido.

Um ecobag pode ser útil aos que compram e não querem aumentar a pegada ambiental com sacolas de plástico. Também em relação a agregar valor, a continuação da experiência com o produto deve ser o ponto principal.

Um cheiro especial dentro da caixa separada ou da bag também pode gerar interatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *