O imaginário das pessoas durante períodos festivos que deixam explícitos a troca de presentes ou compra de uma das partes, como Natal, Dia das Crianças e aniversário, muito passa pela embalagem na qual os produtos são colocados.
Uma caixa grande de papelão dá espaço para pensar em um grande trenzinho, um envelope prateado traz consigo a ideia de uma bela jóia ou bijuteria.
Em todos os casos, pensar em embalagens para atrair o público passa pela estratégia de fidelizar e cativar consumidores após a jornada de compra. O que, então, fazer a mais para ter atuação ainda mais consolidada?
A primeira parte para fazer isso é utilizar envelopes de segurança ou envelopes coloridos para esse envio. Ambos podem ser usados, principalmente, em bancos e instituições financeiras, correios e transportadoras e no envio de documentos e notas fiscais, o que remete, mais uma vez, ao quão seguros são os modelos do tipo.
Envelopes Coloridos
Em geral, as cores oferecidas de envelopes coloridos são azul, laranja, rosa bebê, rosa pink e verde, principalmente.
No tamanho, a variação tem relação com as cores, mas, na maioria das vezes, existem cinco tamanhos, também com mudança no preço de cada um.
A importância do envelope colorido também se encontra na psicologia das cores, fator usado no marketing de consumo para garantir a conquista dos resultados esperados de acordo com seu objetivo.
Assim, a lista inclui:
Azul: confiança, força e confiável
Laranja: amigável, alegre e confiante
Rosa(s): criativo, imaginativo e sábio
Verde: pacífico, saudável e crescimento
Embalagens Personalizadas
A criatividade em embalagens personalizadas, descrita no primeiro parágrafo, é outro fator que garante, neste caso, chamar a atenção do cliente.
Seja em envelopes coloridos, envelopes de segurança, caixa de papelão, a aposta vai além de cores, incluindo o design utilizado e detalhes como perfume dentro da embalagem ou por fora.
Se você estiver sem saber o que fazer, pense, por exemplo, em datas comemorativas para nortear essa novidade. Alguns já foram citados, como Dia da Mulher, Dia das Mães, dos Pais, Dia das Crianças e aniversário, e a atuação relacionada pode garantir a boa divulgação sobre a ligação da marca com períodos importantes no calendário das pessoas.
O futuro também permitirá que, se for resistente, bem conservada e com design chamativo, a embalagem sejá utilizada como embrulho de outro presente.
Isso representa que a marca continuará em contato com outras pessoas e públicos, permitindo que se espalhe, seja conhecida e tenha potencial para aumentar o portfólio de clientes.
Outro ponto inclui o ponto de ser chamativo. A personalização deve ser, de certa forma, apelativa ao público e/ou muito marcante.
A sustentabilidade, por exemplo, é uma caminho nos dias atuais para buscar destaque com o consumidor, que dá atenção para isso.
Caixas de Papelão
A boa e velha caixa de papelão também é uma opção plausível e facilitada a depender do tipo de presente ou brinde que foi escolhido.
Portanto, o impulsionamento de vendas é uma realidade dentro da criatividade nas embalagens. Em prateleiras, virtuais ou físicas, uma boa embalagem é metade do caminho andado para que a venda seja consolidada.
Você sabe o porquê? Quando o cliente entra em sua loja, e-commerce ou marketplace, ele se atenta aos produtos principalmente, é claro. No entanto, outro setor da consciência de consumo observa outras coisas.
O layout do site, a disposição de abas e menus e, é claro, uma opção de embalagens que seja segura e atraente. É assim que ele tem o primeiro contato, o que reforça a necessidade da embalagem também ser utilizada como estratégia de marketing.
Isso funciona tanto na prospecção, quanto no momento de fidelizar consumidores. Eles se sentem mimados e, embalagens personalizadas e envelopes coloridos fecham essa negociação com chave de ouro.
Nada como uma caixa ou envelope com faixa branca e laços chamativos. Pense bem e terá um aumento bom em vendas apenas com a ideia de embalagens para presentes e brindes.