A proteção do produto que está vendendo é, senão o mais essencial a partir do momento em que a venda é concretizada, um dos processos principais neste mercado.
E se algo acontecer no trajeto até o correio ou durante a entrega? Por essa dúvida, pensar em caixas para e-commerce e marketplace se torna extremamente estratégico para evitar tais infortúnios.
Portanto, isso é um diferencial e é, ao mesmo tempo, esperado por qualquer cliente. Além de precisar surpreender o cliente, pensar em embalagem é parte de reforçar a marca.
A identidade visual da empresa é colocada em jogo quando uma caixa chega ao destinatário violada, avariada ou danificada, neste caso mesmo que o produto esteja intacto.
É tudo sobre a imagem que as caixas para lojas virtuais passam aos clientes. O consumidor pode ser facilmente fidelizado e se conectar ainda mais com a marca neste processo.
Dessa forma, pensar em layouts criativos e que chamem atenção é uma forma de aplicar o conceito de fidelização.
É importante lembrar que isso gera destaque e diferencia da concorrência, além de chamar mais atenção. Um exemplo de layout ou design é a personalização da embalagem com logo da marca ou frase impactante que faça referência.
Borrifar um perfume e envolver o produto em papel de seda são as “cerejas do bolo” quando o assunto é toque especial e dedicação ao cliente.
Outro caminho está nas mídias sociais. No Youtube e Instagram, por exemplo, é comum ver canais fazendo vídeos de “unboxing”, ou seja, desempacotando produtos.
Neste caso, se investir em logos e designs melhores, é possível que o seu produto seja mais reconhecido e, por meio de terceiros (youtubers e influencers), seja associado por uma caixa mais bonita ou um interior de embalagem perfumado.
Cria-se, de fato, uma marca por meio do layout criativo. Ademais, investir em flyers, adesivos e folhetos dentro das caixas é também uma forma de implementar tendências e ser lembrado por isso.
Agora, em termos mais práticos, é preciso levar em consideração a segurança da embalagem – como citado, atrelando essa função a outros aspectos.
Um deles envolve o tamanho e o peso da embalagem colocada, seja em caixas para e-commerce e marketplace ou caixas para lojas virtuais.
Portanto, pensar nisso antes ajuda no dilema do frete dos Correios e, também, a estabelecer valores amigáveis aos clientes para que isso não seja um problema na finalização da compra.
A proteção do produto dentro da caixa, por sua vez, pode ser feita de várias formas.
Algumas delas são almofadas de ar, plástico bolha, placas de isopor (comum em aparelhos eletrônicos), papéis picados, papel kraft e o imbatível plástico bolha, utilizado principalmente em objetos mais frágeis.
Material Comum
É possível encontrar, em geral, embalagens para e-commerce e marketplace de papelão de cor parda e qualidade Onda B, com material de uma onda (simples), ou seja, papelão ondulado.
Além de garantir a segurança do produto nos processos logísticos e empilhamentos no envio, o material também possui modelos de quatro tamanhos diferentes.
Veja as dimensões possíveis (largura x comprimento x altura):
PP: 19 x 16 x 7
P: 30 x 25 x 14
M:40 x 30 x 25
G: 47 x 36 x 32
Em todos os casos, a gramatura (peso) das caixas para e-commerce e marketplace é de 380. A espessura fica em 3 mm (milímetros).
Sustentabilidade
Pegue tudo isso e adicione um produto sustentável e que ajude a natureza.
É dessa forma que qualquer marca pode se consolidar por ambos os lados: da atenção ao cliente e à natureza, em congruência. Por isso, o uso de plástico, a não ser que seja irreversível, não é encorajado nestes moldes de sustentabilidade.
Então, por que investir nisso? A resposta se encontra em alguns pilares como urgência ambiental, responsabilidade social, marca com percepção e dar exemplo a outros e-commerces.
Assim, é possível se tornar um diferencial e, além de ajudar o planeta, ter aumento nas vendas.
Alguns exemplos de materiais sustentáveis, à exceção do conhecido papelão, são:
PLA (Poli Ácido Láctico)
Plástico verde (etanol da cana de açúcar)
Bio pack
Isopor sustentável
Fita Gomada
Papel manteiga
O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, de acordo com o Atlas do Plástico, relatório da Fundação Heinrich Böll, da Alemanha.