Além do produto, a embalagem é uns dos itens mais importantes na hora de colocar uma encomenda para ser enviada via correios. Escolher uma peça adequada para cada tipo de produto proporciona maior segurança, proteção e integridade do item no decorrer do transporte.
Com a popularização da internet as lojas e compras online cresceram exponencialmente e se preocupar com o tipo de empacotamento que determinado produto necessita para seu transporte é indispensável para qualquer negócio ou pessoa física.
Cada produto possui um padrão específico de embrulho a ser seguido que depende de suas especificações como medidas, dimensões, peso, material que é feito e dentre outros.
Este artigo se destina a esclarecer dúvidas sobre os padrões e regras de embalagens que o consumidor precisa seguir no momento de enviar uma encomenda por fretagem.
Como Empacotar Produtos para Correios
O envio de um item via correios deve seguir quatro etapas essenciais para garantir que o mesmo chegue às mãos do consumidor de forma adequada e são elas: embalagem interna, embalagem externa, envio e rastreamento do produto.
Nesta seção abordaremos apenas os conceitos de embalagem interna e embalagem externa para entender melhor o padrão exigido e que deve ser seguido para frete de um item.
Embalagem Interna
A embalagem interna é responsável pela proteção do artigo que será emitido para que este não chegue danificado ao destinatário. Geralmente são compostas por plásticos bolhas, revistas picotadas, jornais, papéis de embrulho, bolas de isopor, tecidos, espuma e afins.
Embalagem Externa
A embalagem externa é responsável pelo armazenamento da peça que será expedida, geralmente são caixas de papelão que seguem os padrões de tamanho exigidos pelas agências de correios locais.
Limite de Peso e Dimensões da Encomenda
Nem todos os artigos podem ser enviados via correios para os destinatários porque há um limite de dimensões e peso do produto que as agências permitem a circulação em seus sistemas.
Nos Correios as especificações para SEDEX e SEDEX a Cobrar (serviços de entregas expresso da empresa) são de caixas que pesam até 30kg com comprimentos permitidos que variam de 16cm à 105cm, alturas de 2cm à 105cm e largura de 11cm à 105cm, não podendo exceder a soma máxima das dimensões em 200cm.
Para os serviços de e-Sedex o peso total é de 15kg seguindo o mesmo padrão de dimensões listados anteriormente. Já para as categorias de SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX Hoje o peso máximo fecha em 10 kg.
Para os serviços PAC os pesos máximos permitidos são de 30kg para remessas individuais em âmbito nacional e de 50kg para âmbito estadual. Já para remessas agrupadas em categoria nacional seguindo os mesmos padrões de dimensões citados o peso máximo não pode exceder 600kg.
Material das Embalagens
As embalagens que serão enviadas pelos Correios precisam ser apropriadas e que atendam as exigências da agencia.
Podem ser usados envelopes e pacotes confeccionados em papelão, papel, plástico, isopor, madeira ou metal desde que estejam embrulhadas em papel pardo e contendo as informações corretas de remetente e destinatário.
O que não Enviar
O padrão de exigências não permite o envio de objetos com dimensões que excedam 200cm somadas em altura, largura e comprimento e que ultrapassem a tabela de pesos especificada para cada categoria de serviço da empresa.
Não é permitido o envio de substâncias explosivas, inflamáveis, corrosivas, radioativas, nociva, nauseante ou fétida que possa comprometer o transporte, colocar em risco vidas e danificar outros artigos.
Também é estritamente proibido enviar drogas ilícitas, objetos cuja sua circulação esteja proibida dentro do limite nacional por autoridades competentes, animais mortos, ossos, cinzas, entorpecentes e substâncias psicoativas.
Não se pode enviar embalagens em que o conteúdo seja a moeda de valor corrente do país, armas e munições, animais domésticos, material biológico ou qualquer outro material e produto que esteja fora das leis e das normas ditadas pela regulamentação brasileira.
Visto as informações apresentadas no artigo fica claro que seguir corretamente as recomendações e padrões de empacotamento das encomendas assegura um envio seguro, protegido, rápido e livre de danos para o consumidor.
Vale ressaltar mais uma vez que a embalagem figura como item indispensável do artigo a ser enviado pois garante sua integridade e deve ser escolhida conforme o uso ao qual será destinada.