Um infortúnio aos que enviam ou recebem alguma coisa pelos Correios, aplicativos de entregas ou outras formas desse modelo, é a avaria de algum produto.
Alimentos bagunçados ou fora da embalagem, eletrônicos quebrados ou funcionando mal, além de outros problemas são os principais medos para quem compra algo pela internet.
Sendo assim, em diferentes modos como embalagens para e-commerce, embalagens para atacado ou embalagens para empresa, qual a melhor forma de manter a durabilidade dos produtos enviados, levando em consideração o estado das embalagens? Existem especificidades?
Veja algumas informações apuradas sobre o assunto.
Embalagens de Alimentos
No caso dos alimentos, é possível identificar diferentes embalagens e, em cada uma, características únicas que podem variar conforme a finalidade ou características desejadas por quem as adquiriu.
Sendo assim, podemos dividir embalagens em alguns gêneros:
- Primária: fica em contato direto com o produto;
- Secundária: atua em conjunto com uma ou mais primárias, utilizada com a combinação de outras embalagens. Pode ou não ser usada em transporte;
- Terciária: junta embalagens primárias e secundárias, sempre para fins de transporte;
- Rígida: protege mais o produto de ações mecânicas
- Semirrígida: representada por bandejas de alumínio ou poliestireno expandido e caixas de cartolina
- Flexível: se molda ao formato do produto, como folhas de alumínio, filmes de plástico e folhas de papel.
As indicações incluem, principalmente, o impacto de cada material no armazenamento dos alimentos.
Como já dito, no caso de embalagens para alimentos todo cuidado é pouco. É essencial garantir que não existam vazamentos ou quaisquer tipos de contaminação por parte da embalagem no produto que resguarda, principalmente se for alimentício.
Portanto, a garantia de que estas embalagens estejam em bom estado é de extrema importância.
Além disso, outro ponto importante no momento de escolher a melhor embalagem é o custo-benefício.
Analisar o mercado e entender qual modelo atende melhor suas necessidades, de acordo com sua capacidade financeira, é essencial para que outros processos caminhem bem.
Documentos
Mais voltado ao setor empresarial, que realiza muitos envios de documentos ao dia, é necessário levar em consideração a qualidade do material que será entregue.
Como são materiais de papel, em sua maioria, a ideia é que o envio seja bem envelopado e, depois disso, colocado em dentro de outra embalagem, como uma pasta, por exemplo.
Neste caso, também é de extrema importância levar em consideração o estado no qual chegará a encomenda, por mais descartável que isso pareça a olho nu.
Outras dicas para conservar embalagens deste tipo de produto é proteger os cantos com papéis sem ácido ou plásticos com os mesmos materiais do envelope.
Forma correta
Ao chegar nesse ponto, então, de armazenar produtos da forma certa, o principal é entender a classificação da curva ABC.
Nesta, os materiais que mostram maior giro ficam próximos da recepção do estabelecimento no qual estão, sendo expedidos mais rápidos. Outras mercadorias ficam divididas nas posições intermediárias e mais distantes.
Embalagem Original
Para evitar que produtos sejam danificados, uma estratégia, principalmente para Correios e profissionais de entregas, é mantê-los na embalagem original.
Isto pode evitar futuros imprevistos no manuseio do que foi embalado e, na maioria das vezes, esta embalagem já possui a maior qualidade possível.
E-Commerce e Marketplace
Nesta prática, onde os principais itens são almofada de ar, plástico-bolha, papel fragmentado, fita adesiva, papel pardo/kraft, caixa de papelão, entre outros, um caminho para evitar avarias é terceirizar o serviço.
A estratégia é aplicada para que as empresas que se utilizam do modelo não percam tempo e não tenham gasto com infraestrutura, mas no que se relaciona a conservação de embalagens, é possível dizer que o serviço terceirizado traz profissionalismo.
Dessa forma, menos erros são esperados de quem já faz somente o serviço de embalar produtos e gastos desnecessários do futuro são evitados.
Conheça as Caixas de Papelão Envios para E-Commerce e Marketplace da NZB Embalagens.
Embalagens no Atacado
Como a compra de embalagens no atacado é feita em maior número, o tópico de armazenamento, neste caso, pede mais atenção ao consumidor.
Em lanchonetes, por exemplo, onde a compra acontece mais por conta da demanda do delivery, é necessário que as primeiras embalagens compradas sejam utilizadas nas entregas iniciais do expediente. Essa é uma forma eficiente e simples de evitar que aconteça algo de negativo ao produto.
Por outro lado, caso não seja possível organizar o uso de embalagens assim, é possível guardar as embalagens. Para isso, no entanto, é preciso localizar áreas sem umidade, também sem muita luz e que sejam sem cheio, evitando a contaminação dos produtos e, por consequência, do alimento.