O mundo foi preto e branco por muito tempo e o surgimento das cores trouxe vida aos movimentos da sociedade. Desde uma transmissão televisiva até a mescla de tons e padrões, nós nos acostumamos com a presença de cores e, aos poucos, o fato de serem diferenciais em nosso dia-a-dia ficou cada vez mais implícito. No caso do e-commerce, as cores voltaram ao holofote, sendo utilizadas para destacar marcas. É neste aspecto que caixas de papelão coloridas entram no jogo.
Qual a diferença de receber um pacote de papelão normal para algo mais chamativo e colorido? Um é representado por um pacote com a cor marrom característica do material, quase sempre sem muita indicação da marca em si ou nem mesmo da loja na qual o produto foi comprado. Por outro lado, temos algo chamativo e com as cores da própria empresa que enviou o item. Mais que isso, temos ali uma comunicação rápida estabelecida com o consumidor, cativando-o.
São dois cenários diferentes e aplicados corriqueiramente no comércio eletrônico mundial. Analisando-os friamente pelo resumo do que são de fato, qual parece melhor e aliado com estratégias de Marketing e vendas? Foi o que pensamos.
Destaque-se e Aumente suas Vendas
Como no caso da aplicação de outros formatos com cores, como os envelopes coloridos para empresas, as caixas coloridas são formas físicas de divulgar a própria marca. Em outro rápido exercício de imaginação, vemos que uma caixa com o símbolo da empresa mesclado a cores chama muito mais a atenção e não só do comprador, mas de possíveis pessoas que conhecerem a empresa. Uma simples caixa de papelão colorida, portanto, se torna um valor além do produto que ela carregou.
Este entendimento já levou uma série de empresas a investirem neste formato de publicidade móvel e física. As caixas, neste caso, servem como bem mais durável a depender do uso destinado e podem garantir também um menor custo por conta do material.
Fortalecendo a sua Marca
O comércio eletrônico entrou no cotidiano do brasileiro e não deve deixar mais este contexto. No entanto, algumas práticas do varejo tradicional, como a proximidade da marca com o consumidor, ainda são objetivos para quem vende online.
Neste aspecto específico, podemos analisar a aplicação de caixas coloridas no envio de produtos como uma estratégia atual e adaptada ao universo do comércio online. Mais que isso, esse tipo de embalagem pode ser a extensão da marca na relação com o cliente, promovendo-a e funcionando como espécie de mecanismo primário do pós-venda.
Embalagens Sustentáveis: A Importância de Olhar para o Meio Ambiente
Ponto crucial para o mercado de embalagens, o uso de modelos e formatos que sejam sustentáveis ganhou ainda mais notoriedade dentro dos processos das fornecedoras. Dessa forma, a NZB Embalagens também não ficaria para trás, decidindo unir um pouco da “diversão colorida” de caixas de papelão coloridas com a importância de produtos ecologicamente responsáveis.
Uma das novidades para esta modalidade de caixas coloridas, portanto, está na pintura do material. A empresa, visando sustentabilidade, tingiu as caixas com tintas biodegradáveis a base água, deixando de lado materiais nocivos à natureza e preferindo beleza atrelada com tecnologia.
Outra forma muito legal de agregar valor e gerar engajamento dos consumidores é através do uso do QRCode vinculado a um sistema de rastreabilidade (normalmente, trazendo algum conteúdo especial para o consumidor que visitar a página).