A utilização do papel kraft para uma série de meios já é conhecida, seja em uma embalagem mais reforçada e ecológica ou até para o desenvolvimento de envelopes. De toda forma, o material, fabricado a partir de uma mistura de fibras de celulose curtas e longas, pode ser facilmente confundido com um “primo” próximo: o papel semi-kraft.
É comum não ver diferenças entre os materiais, afinal, a semelhança física é grande. No entanto, a utilização do papel kraft ou semi-kraft para formatação de pacotes pode trazer, em ambos os casos, diferenças e pontos positivos. Este artigo do blog da NZB Embalagens, portanto, pretende elucidar tais distinções relacionadas aos tipos de embalagem kraft.
Lembrando que esse material também pode ser chamado de rolo ou bobina de papel pardo kraft.
Diferença entre Kraft e Semi-Kraft
Como já foi dito, as semelhanças por fora de ambos materiais é o que torna a busca por pontos de diferença mais interna e relacionada aos meios de produção. Sendo assim, um dos apontamentos que mostram as dissonâncias em comparação ao papel kraft comum é que o modelo semi-kraft possui, em sua confecção, 50% ou pouco mais de material reciclado. Enquanto isso, o papel kraft comum é fabricado com um material nunca usado.
Essa mistura, neste caso, faz com as qualidades do produto também sejam ligeiramente distintas à composição tradicional de papel embalagem kraft. Um ponto, por exemplo, é que o semi-kraft é mais indicado para empresas que atuam com impressão, pintura, moldes e até para o setor de embalagens em si.
Custo x Benefício
A constituição de ambos tipos de papel embalagem kraft e semi-kraft já foi explicada e a principal diferença entre eles também. Agora, como saber qual é a melhor escolha em termos de aplicação e preço, por exemplo?
Bom, a decisão, é claro, será pessoal e contará com uma série de pontos individuais do cliente. No entanto, em termos de custo benefício somente, o semi-kraft seria o papel mais indicado.
Mesmo assim, o uso do papel kraft pode continuar como principal para embalagens para e-commerce, por exemplo. Isso porque, apesar de ser uma escolha mais barata, o semi-kraft pode ficar atrás no momento de garantir, de forma mais autônoma, algumas funções importantes para as necessidades dos compradores.
Entre os possíveis pontos que podem ser relacionados a uma certa vantagem do papel kraft pra embalagem, estão resistência, aparência melhor e versatilidade. Por conter materiais recicláveis em sua forma, o semi-kraft pode não ser tão maleável e bonito em termos de apresentação, o que é decisivo no caso de quem trabalha com produtos mais visuais, por exemplo.
Com custo que permite economia de quase R$ 10,00, esse tipo de produto pode garantir uma estabilidade parecida à embalagem e, por consequência, ao produto contido nela, com preço menor.
Para outra motivação, a parte sustentável também se mantém dentro do semi-kraft, por ser constituído já por um material fruto de reciclagem.