Os Correios são os meios preferidos de muitas pessoas para enviar as suas mercadorias e encomendas.
Principalmente agora, que a moda do e-commerce tem conquistado cada vez mais os negociantes, vender pela internet e enviar os produtos para todo o Brasil já é bastante comum e frequente.
Apesar de alguns empresários escolherem pelas transportadoras, a maioria dos proprietários dos e-commerce prefere os Correios, seja pela facilidade, pela rapidez ou pelo preço.
No entanto, apesar de parecer uma tarefa bastante simples (simplesmente ir até a agência e postar as suas mercadorias), é importante saber alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora da postagem.
Isso porque todas as mercadorias deverão estar devidamente embaladas em Embalagens para Correios.
Portanto, não se trata de qualquer embalagem, mas sim de uma que seja de qualidade, resistente e que ofereça menos riscos às mercadorias.
Veja a seguir os principais fatores relacionados às embalagens para Correios que você precisa saber antes de postar uma mercadoria:
Caixas: As Embalagens mais Utilizadas pelos Correios
Toda e qualquer mercadoria que não couber dentro de um envelope deverá ser enviada por dentro de uma caixa.
É fundamental que você saiba disso para não ter surpresas na hora da postagem, pois por mais que o seu objeto não seja fácil de quebrar – podendo ser uma roupa, por exemplo –, ele deverá estar dentro de uma embalagem apropriada.
Se você não levar o seu produto já na caixa, obrigatoriamente terá que comprar uma, pagando bem mais caro.
Portanto, é melhor providenciar as suas próprias embalagens, pois assim você economizará bem mais.
Dimensão das Caixas
Isso porque os Correios possuem um padrão máximo, isto é, um tamanho máximo de embalagem. Fique atento às medidas:
Comprimento = Mínimo de 16 cm e máximo de 105 cm
Altura = Mínimo de 2 cm e máximo de 105 cm
Largura = Mínimo de 11 cm e máximo de 105 cm
Essas são as medidas mínimas e máximas das caixas que podem ser enviadas pelos correios.
Cubagem
Como no tópico anterior nós já trouxemos as medidas, fica mais fácil fazer a conta.
As agências utilizam a medida de 6000 para fazer o cálculo da cubagem. Assim, para fazer a conta, veja a seguinte fórmula:
Peso cúbico = (Comprimento x Largura x Altura) / 6000 (Fator de Cubagem)
Fazendo essa conta, você terá o peso cúbico da sua embalagem e é ele que determinará o valor do frete.
Peso
Outra coisa importante que você deve saber sobre as embalagens para Correios é o peso limite. Muito diferente do que a maioria das pessoas pensa, não é possível mais tudo pelos Correios, pois existe um peso limite para a sua embalagem.
Se você deseja enviar a sua encomenda por meio do Sedex convencional, o peso limite da embalagem é de 30 kg. No entanto, se você prefere mandar por meio do Sedex 10, Sedex 12 ou Sedex Hoje, o peso máximo é de apenas 10 kg.
Agora, se você não tiver tanta pressa e quiser enviar as suas mercadorias por PAC, as suas embalagens podem pesar até 50 kg.
Então, se os produtos que você deseja enviar são mais pesados, isto é, até 50 kg, é mais viável escolher pelo PAC, pelo custo-benefício que essa opção apresenta.
Objetos Frágeis
Os Correios não se responsabilizam pelos danos causados às mercadorias sem identificação.
Ou seja, isso significa que se você estiver postando um produto que seja frágil e possa quebrar durante o transporte, é de sua responsabilidade embalá-lo muito bem e identificar por fora da caixa, com adesivos “Frágil”. Além disso, é importante ressaltar o cuidado na hora de postar a encomenda.
Isso tudo é o que você precisa saber sobre as embalagens para Correios. Essas informações não se encontram em qualquer lugar, justamente porque o que as agências querem é que você compre as embalagens diretamente deles, sendo que não existe essa necessidade.
Preste atenção e consiga economizar muito mais providenciando as suas caixas para encomendas em uma loja de embalagens de confiança.
Veja Também:
Embalagens para E-Commerce
Embalagens Personalizadas
Envelopes para Correios