Com o tempo, as fitas adesivas tornaram-se ferramentas práticas e quase indispensáveis no nosso cotidiano.
Em algum momento você com certeza já precisou utilizar uma fita adesiva e é muito importante saber como avaliar suas características para escolher o tipo de fita certo para cada aplicação.
O que são Fitas Adesivas?
As fitas adesivas são materiais compostos por basicamente dois componentes: uma superfície base e o adesivo. Essa base pode ser de diferentes superfícies como polipropileno, papel, polietileno, entre outros.
O adesivo também pode ser a base de diferentes materiais como borracha ou acrílico, por exemplo.
Atualmente, é utilizado principalmente os adesivos conhecidos como PSA (pressure sensitive adhesive), ou, em português, adesivo sensível a pressão.
Esse tipo de material para funcionar é preciso apenas que seja aplicada pressão sobre ele e podem ser usados em diversas superfícies e a aplicação mais comum é feita sobre materiais flexíveis, como filmes ou papéis.
Qual Fita Adesiva Escolher?
A resposta vai depender da aplicação final em que você irá utiliza-la e do que está procurando.
De forma geral, as fitas de borracha são mais econômicas e mais versáteis, porém, tem menos resistência a temperatura e podem ser menos duráveis. As fitas acrílicas podem ser mais duráveis, porém, mais caras.
Como Avaliar uma Fita Adesiva?
De forma geral, existem alguns conceitos básicos que podem ser aplicados para avaliar uma fita. Podemos destacar:
- Adesão
A adesão é a força da ligação entre uma fita e a superfície da aplicação. Para medir a adesão, a fita é aplicada a um painel de aço inoxidável.
A fita é então removida. A força necessária para remover a fita determina seu nível de aderência.
- Coesão
Coesão é a força interna de um adesivo. A falha coesiva pode ser observada ao remover uma fita aplicada e encontrar um resíduo adesivo no suporte da fita e na superfície aplicada. Isso indicaria que o adesivo tem pouca força interna ou baixa coesão.
- Cisalhamento
O cisalhamento é uma medida da força interna ou coesiva do adesivo, não uma medida da ligação entre o adesivo e o substrato.
Cisalhamento é a capacidade de um adesivo resistir a fluência ou deslizamento.
Boas propriedades de cisalhamento são especialmente importantes para aplicações onde a fita é usada para manter dois substratos juntos, com a força sendo aplicada em direções opostas, como nas fitas dupla face.
- Adesão inicial ou Tack
É a capacidade de uma fita para criar uma ligação imediata, durante o contato inicial do adesivo com o substrato, sem aplicar pressão externa.
- Resistência à tração
A resistência à tração corresponde a força (ou carga) necessária para romper uma fita.
Essa propriedade é medida pegando uma fita de uma polegada de largura, agarrando-a em ambas as extremidades e, em seguida, puxando em direções opostas até que a fita se parta.
Essas propriedades são medidas através de testes em laboratório e visam determinar a qualidade final do produto, sendo preciso ficar atento a essas características caso deseje avaliar se a fita adesiva é ideal para a aplicação que você quer.
Fatores que Comprometem a Fita Adesiva
Para que sua fita adesiva tenha um desempenho adequado é preciso estar atento a alguns fatores, como:
- Temperatura
Considere cuidadosamente a temperatura. A aderência da fita adesiva é muito dependente da temperatura, e quanto mais fria as condições, pior será a ligação.
Se você deve trabalhar em temperaturas mais baixas, use uma fita adesiva especificamente projetada para climas mais frios.
- Superfície
A superfície está limpa? Traços de poeira, sujeira, graxa e até mesmo o menor traço de umidade contaminarão a superfície adesiva e funcionarão como uma barreira entre os dois.
Para preparar melhor a superfície, lave-a rapidamente com álcool e seque-a com um pano limpo.
- Uniformidade
A fita adesiva típica tem uma camada muito fina e lisa de adesivo. Sua superfície também é plana e lisa, de modo que os dois possam entrar em contato uns com os outros?
Se a sua superfície for áspera a fita só poderá fazer contato nos pontos altos, o que resultará em uma ligação fraca.
Com uma superfície áspera, você precisará de uma fita com um adesivo muito mais espesso que possa preencher esses vales, proporcionando assim uma grande melhoria no contato.
- Química
A superfície que você está trabalhando é coberta com tinta ou outro revestimento que tenha uma adesão naturalmente baixa?
As fitas adesivas comuns não aderem a superfícies enceradas, ou silicone, e tem também dificuldade em aderir ao polietileno.
Como último recurso, você pode precisar mudar o caráter de sua superfície para que a fita adesiva consiga aderir adequadamente. Isso pode significar lixa-la com um abrasivo ou mesmo tratá-lo com uma camada primária de material compatível com a superfície e o adesivo.
Agora que você sabe o que e como avaliar a qualidade de sua fita adesiva com certeza ficou muito mais fácil escolher aquela que melhor poderá lhe atender.
Veja Também:
Onde Comprar Embalagens
Onde Comprar Embalagens Personalizadas
Onde Comprar Fitas Adesivas
Onde Comprar Envelopes